A Passos Caninos deseja a todos os seus amigos e seguidores uma Boa Páscoa com muitos ovinhos de chocolate!
No entanto temos algumas advertências:
Nunca se esqueçam dos nossos amigos de 4 patas nesta época de feriados e férias pois eles também são membros da família.
E que o chocolate é venenoso para os cães uma vez que o chocolate tem na sua composição uma substância chamada Teobromina (encontrada no cacau), que são rapidamente absorvidas após ingestão oral e são estimulantes poderosos do sistema nervoso central e do coração. A Teobromina provoca um intenso aumento no trabalho muscular cardíaco associado à uma grande estimulação do cérebro, ocasionando arritmias cardíacas graves em cães.
A concentração dessa substância no chocolate pode ser de 3 a 10 vezes maior do que na cafeína, por exemplo e a quantidade dela para intoxicar gravemente um cão é calculada em torno de 100 a 200 mg/kg. Porém, há relatos de sintomas de intoxicação, como vómitos e diarréia, com ingestão de apenas 20mg/kg; e também há relatos de sintomas de efeitos cardiotóxicos com ingestão de 40 a 50 mg/kg de chocolate. Há, ainda, relatos de efeitos drásticos com a ingestão não só de chocolate em barra, mas também de chocolate em pó dissolvido em leite e oferecido à cães, por isso, muito CUIDADO e esconda o chocolate dos seus cães!
Sem comentários:
Enviar um comentário