sábado, 17 de março de 2012

Tenho um cão medroso? O que posso fazer? Estas são as 10 dicas essenciais da Passos Caninos!!


Em primeiro lugar, deveremos tentar excluir quaisquer problemas neurológicos do cão e só com um exame adequado no veterinário é que poderemos ter a certeza absoluta disso.
Este passo é essencial, pois só no caso de inexistirem problemas neurológicos é que
poderemos tentar outras vias para a resolução do problema de comportamento que apresenta. 

Inexistindo problemas neurológicos, estamos perante um cão medroso, aparentemente de tudo e de nada.. e tentar saber o porquê disso será como encontrar uma agulha num palheiro, pois muitos desses problemas são fruto de um mau "imprinting" e de uma socialização incorrecta.
Desde bébé que o seu cão nunca aprendeu como lidar com o mundo exterior que o rodeia, quer seja a sua própria espécie, quer sejam de outras espécies, ou seja, muito provavelmente retiraram a cão da mãe cedo demais.


Então o que temos de fazer? Temos de dar a conhecer ao cão toda esta nova realidade que o rodeia, melhorar a sua confiança e conquistar a sua timidez.


O tempo será o nosso maior aliado para lutar e ganhar a confiança dele... não tenha pressas, nem tenha pena dele pois irá reforçar esse comportamento medroso que ele apresenta.




10 dicas essenciais da Passos Caninos
para alterar o comportamento num cão medroso:


 Nota prévia: O cão tornar-se-á mais confiante se aprender as regras da casa, com muito amor, carinho e apoio. Com um tratamento consistente, carinhoso e gentil a maior parte dos cães aproxima-se e aprende a confiar nos membros da sua família em poucas semanas, desenvolvendo as suas capacidades de socialização.


1- Comece por não o forçar a enfrentar situações assustadoras, tente deslocar-se devagar perto dele e deixe que ele reconheça que pode confiar em si e que agirá de forma consistente, estabeleça para ele uma rotina diária e cumpra-a.


2 - Estabeleça um espaço seguro para o cão (casota ou box), para onde ele
se possa retirar, escolhendo preferencialmente como local um canto do quintal ou da sua casa... deixe sempre que o cão faça sempre a aproximação a si, estenda apenas a mão lentamente para que ele a cheire e só depois é que lhe faça festas (evite festas no topo da cabeça, opte antes pelo dorso ou abaixo do focinho).


3 - O seu tom de voz é essencial, use uma tonalidade suave, alegre ou calorosa, nunca grite ou fale bruscamente pois irá reforçar o medo dele.


4 - A hora das refeições é a altura ideal para afastar a timidez dele e aumentar o laço que vos une, dê-lhe as refeições e guloseimas à mão ao invés de usar o comedouro, quando verificar que ele já come com um ar menos assustado vá iniciando esse ritual com o comedouro progressivamente, primeiro encha só um pouquinho de ração no
comedouro, depois encha até meio, depois totalmente, até ele n ter qualquer
receio do comedouro e comer lá perfeitamente.


5 - Fazer passeios (exercício) não vai ajudar o seu cão a perder o medo mas aprofundará a vossa relação. De início faça apenas passeios curtos na proximidade da sua casa para que o cão reconheça mais locais, sons e cheiros como familiares. Se ao ouvir um estrondo ele se assustar, como com os camiões do lixo por exemplo e tiver vontade de se esconder, apresse a passada para ele se distrair desse susto e ter
a oportunidade de se acalmar seguindo a sua sintonia e liderança.
Durante o passeio fale num tom alegre e confiante para reforçar a confiança do cão.


6 - Dentro da sua casa ou no pátio, envolva o cão em actividades que ajudem a desenvolver a sua confiança como brincar com uma bola ou fazer o jogo da corda deixando ele ganhar, oferecendo como recompensa, comida e muitos elogios.


7 - Não dê importãncia a objectos que o possam assustar (como um aspirador ou uma máquina de lavar) se os tratar com normalidade, ele aprenderá que não representam uma ameaça.


8 - Seguindo os passos anteriormente referidos, irá notar ao final de um tempo que o cão desenvolve a sua auto-confiança bem como a confiança dele em si, quando isto acontecer está na altura do cão entrar num programa de adestramento adequado que lhe permita estar perto de outros cães num ambiente controlado.


9 - Para desenvolver a socialização do seu cão perante visitas e estranhos que encontre nos passeios, peça para não estabelecerem contacto visual directo e no caso das suas visitas que se sentem silenciosamente na sua casa. Quando a curiosidade despertar no seu cão e for cheirar as suas visitas, peça a elas que lhe ofereçam guloseimas para que ele possa estabelecer uma associação positiva com as visitas.


10 - Todo este processo é lento, mantenha sempre a calma e deixe que o seu cão lhe mostre que está preparado para avançar para uma fase seguinte, no caminho para se tornar um cão confiante e feliz. 




Vai ser uma longa caminhada, mas é preciso saber seguir em frente para alterarmos o comportamento dos nossos cães.
Se tiver duvidas consulte um profissional, de modo a não cometer erros que prejudiquem a socialização e interacção do seu cão.



Texto adaptado do livro Grande Manual dos Cães, de Arden Moore

8 comentários:

  1. Olá pessoal, bem verdade que adestrar um cachorro parece um problema e tanto principalmente quando ele parece que aprendeu, mas apenas uma coisa só, e você não consegue fazer com que ele aprenda mais nada rs, mas eu descobri um método para adestrar qualquer cachorro em até 5 dias sem passar horas tentando ensinar, quem se interessar me mande um e-mail que eu explico direitinho: julianoades@inglesaulas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, meu cão tem 7 meses e é muito medroso, como faço para ele adquirir confiança em si?

      Obrigado
      Henrique

      Eliminar
    2. Boa noite, meu cão tem 7 meses e é muito medroso, como faço para ele adquirir confiança em si?

      Obrigado
      Henrique

      Eliminar
  2. Boa noite! Minha cachorra é medrosa demais com visitas, não confia em ninguém, late bastante e quando a visita vira de costas ela pega a roupa, como se fosse avançar... Agora meu irmão veio morar comigo e está um caos, ela se enfia de baixo da cama e só sai quando eu chego do trabalho, além de as vezes se mijar. Fica igual um sombra atrás de mim de medo dele. Já passeei com ela e ele junto, tentei fazer com que ele dê petiscos... Não sei mais o que faço... É muito ruim isso primeiramente pra ela. Dicas por favor?!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite! Minha cachorra é medrosa demais com visitas, não confia em ninguém, late bastante e quando a visita vira de costas ela pega a roupa, como se fosse avançar... Agora meu irmão veio morar comigo e está um caos, ela se enfia de baixo da cama e só sai quando eu chego do trabalho, além de as vezes se mijar. Fica igual um sombra atrás de mim de medo dele. Já passeei com ela e ele junto, tentei fazer com que ele dê petiscos... Não sei mais o que faço... É muito ruim isso primeiramente pra ela. Dicas por favor?!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite! Minha cachorra é medrosa demais com visitas, não confia em ninguém, late bastante e quando a visita vira de costas ela pega a roupa, como se fosse avançar... Agora meu irmão veio morar comigo e está um caos, ela se enfia de baixo da cama e só sai quando eu chego do trabalho, além de as vezes se mijar. Fica igual um sombra atrás de mim de medo dele. Já passeei com ela e ele junto, tentei fazer com que ele dê petiscos... Não sei mais o que faço... É muito ruim isso primeiramente pra ela. Dicas por favor?!

    ResponderEliminar
  5. olá tenho uma yorkshire terrier adulta que tem medo de ir a rua, não sai de casa, já tentei de tudo mas ela n~a rua não anda fica estática cheia de medo. no entanto qdo vê a minha outra cadela serra da estrela quer é ir para o pé dela brincar. Gostaria de saber o que poderei fazer para ela deixar de ter medo da rua!

    ResponderEliminar
  6. olá, tenho uma yorkshire terrier adulta que tem medo de sair a rua, não sai de casa ja tentei varias vezes mas ela fica estática cheia de medo, no entanto quando ve a minha serra da estrela quer ir para o pe dela brincar.
    Alguem com dicas para ela perder o medo da rua e começar a passear??

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...