quarta-feira, 4 de abril de 2012

Porque razão os cães gostam de andar de carro com a cabeça de fora da janela?

 

UM PASSEIO DE CARRO! 
  
Cada vez que viajo com os meus cães, eles adoram ficar à janela para observar o que os rodeia e têm a tendência para pôr a cabeça de fora quando a janela está aberta. Inclusivamente, o meu primeiro Samoyedo, o Horus, além de por a cabeça de fora, ladrava muito alto cada vez que viajava e se lhe permitissem até pulava do carro em andamento tal não era o seu estado de excitação.
Também no famoso filme "Marley&Me" do autor John Grogan, vemos uma cena do Marley à janela do carro e a saltar do carro em andamento. 


Mas porque razão os cães têm este comportamento?
A maioria dos cães ficam loucos de excitação cada vez que andam de carro, em parte porque gostam de sair com o dono, mas principalmente  por causa dos cheiros. Eles são capazes de identificar milhares de odores a cada segundo. Se estiverem cinco carros à sua frente, o seu cão consegue captar todos os cheiros de cada um deles. Se passarem por uma quinta é capaz de cheirar cada animal que lá vive. 
Para os cães esta experiência é uma fonte de diversão, de prazer e de estímulo. 
Mas passear com a cabeça de fora da janela pode tornar-se bastante perigoso. Uma pedra ou qualquer outro detrito pode atingi-lo nos olhos e a deslocação de ar pode ser prejudicial às orelhas. Também corre o risco do cão se sentir atraído por algo e saltar do carro em movimento, tal como o famoso "Marley".
O ideal é abrir um pouco a janela, mas sem que o cão possa pôr a cabeça de fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...