sábado, 8 de setembro de 2012

O meu cão é agressivo com a comida (Parte 1)

Um dos grandes temas de sempre... uma das questões que mais me perguntam... o que se deve fazer quando o nosso cão é agressivo com a comida?

Em primeiro lugar temos de ter a noção que o ritual da alimentação é uma necessidade primordial do nosso cão e que o seu instinto de sobrevivência está directamente interligado com o alimento. Em estado selvagem, é perfeitamente natural que os animais protejam a sua comida, porém, a nossa casa não é um ambiente selvagem e há necessidade de criar um contra-condicionamento por forma ao cão relacionar que nós (donos) ao estarmos junto da sua tigela de comida irá ser necessariamente uma experiência positiva pois irá trazer-lhe benefícios.

Então como se resolve?
Há muitas teorias para resolver este problema, mas nem sempre pela maneira positiva... recorrendo-se a palmadas no focinho ou a agarrar o cão pelo pescoço e levantá-lo. (em ambas as situações actua-se quando o cão começa a rosnar)
Mas não é isso que se pretende ensinar neste blogue.


A Passos Caninos preza por ensinar o seu cão pela forma positiva sem confrontação.
E como fazemos isso?
1) Método da Partilha:
A maneira mais simples de evitar os grunhidos (rosnadelas) é partilhar o alimento com o nosso cão, neste caso deixamos a tigela de lado e usaremos dois brinquedos didácticos que ensinarão o nosso cão a partilhar a comida connosco.

Quais brinquedos?
O Cubo Buster e o Kong são ferramentas essenciais para que o seu cão aprenda a partilhar consigo a comida.

 Exemplo do Cubo Buster com comida lá dentro
Exemplo de Kong com comida lá dentro


A ideia é muito simples... Ao retirarmos a tigela de comida o cão terá que reaprender o ritual de alimentação... como a comida terá um acesso bem mais complicado nestes dois objectos, o cão rapidamente irá aprender que com a sua ajuda conseguirá retirar mais pedaços de comida de dentro do Cubo Buster ou do Kong.
Quando ele trouxer o brinquedo até si, agite o brinquedo por forma a caírem mais pedaços de comida do brinquedo e devolva de novo o brinquedo ao seu cão.... deste modo, ele irá associar que a sua ajuda é fundamental para ele conseguir a sua deliciosa refeição.


2) Método da substituição:
Neste tipo de método a ideia é distinta.
A ideia é fazer o cão compreender que a comida que tem diante dele é boa, mas a comida que nós temos na mão é muito mais deliciosa e terá que ceder a sua comida para conseguir comer a que nós temos na nossa mão.. se ao nos aproximarmos dele ele tiver uma boa conduta e uma resposta positiva, nós recompensamos esse comportamento de imediato por forma a ele extinguir o comportamento anterior (ser agressivo com a comida).
Deste modo iremos condicionar o cão que a nossa presença durante o ritual de alimentação é necessariamente positiva.

Há um vídeo muito prático da minha amiga Cláudia Estanislau da Escola Canina "It's All About Dogs" que ilustra bem este método.

Atenção: Não deverá praticar este método em concreto, sem que tenha um conhecimento profundo do que está a fazer... procure sempre um profissional qualificado para o ajuda, caso contrário, poderá ser ainda pior a reacção do seu cão em relação à comida.


Muito mais se poderia falar acerca deste tema, mas vou reservar para um próximo tópico, ao qual espero poder ter toda a vossa atenção.

Saudações caninas,

André Moreiras
Passos Caninos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...