quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O meu cão mais velho está doente

Pulguinha na VetOeiras

O meu Pulguinha com 10 anos e 4 meses de idade começou com um andar esquisito...

Que estranho! o cão sempre esteve tão bem (e aliás é um rafeiro e como rafeiro que é nunca precisou de ir ao veterinário por problemas de saúde)

A patinha do quarto traseiro esquerdo está metida pra dentro foi logo o que eu reparei, além disso era como se não tivesse força na perna, o que motivou a uma queda nas escadas enquanto subia. Será das artroses?

Pulguinha no Hospital Veterinário de Lisboa

Levei-o ao Hospital Veterinário de Lisboa, analisaram-no bem através de manipulação das pernas e fizeram um raio-x... as artroses estavam excluídas pois havia um problema neurológico... "algo se passa a nível da coluna" disseram, mas não temos aqui a especialidade de ortopedia... ficou então acordado que preparariam uma carta conjuntamente com os exames efectuados para eu poder entregar a um colega da especialidade.

Felizmente há amigos, após ter noticiado este facto na página pública do Facebook da Passos Caninos a minha amiga Florbela Marques Vieira recomendou-me um extraordinário médico veterinário, especialista de ortopedia e professor universitário, o Dr. Luís Chambel da VetOeiras, pois foi ele que tratou do nosso querido amigo Buddy quando teve a sua queda do 2º andar.

Fomos à consulta na VetOeiras, o Dr. Chambel disse que todos os sintomas e exames efectuados ao Pulguinha aparentavam ser uma hérnia discal que estaria localizada na zona abaixo das costelas e que estaria a comprimir a medula óssea, mas para sabermos melhor o grau de gravidade tinha que se fazer um TAC no Hospital Veterinário do Restelo e marcámos imediatamente (ainda na própria consulta) para o dia seguinte esse TAC específico, onde o Pulguinha seria sujeito a anestesia geral.

TAC efectuado, o Staff do Hospital Veterinário do Restelo foi todo 5 estrelas... e nova consulta na VetOeiras... estava ainda na recepção e passa o Dr. Chambel por mim e diz-me o seguinte... "É um milagre o Pulguinha conseguir andar".
Claro que fiquei assustado... é grave, e desta vez está confirmado pelo Dr.

Entrámos (eu e o Pulguinha) na consulta e o Dr. Chambel trouxe o resultado do TAC... a hérnia discal estava confirmada e devidamente localizada. Havendo intrusão dessa hérnia na zona da medula óssea em cerca de 80% da medula óssea, ou seja, ele só tem 20% de medula óssea disponível.
O próprio colega que analisou o TAC ao telefone tinha-lhe perguntado.. "Mas este cão anda?"
Ele é sem dúvida um caso de estudo.. disse.
Acrescentou ainda que é uma cirurgia complicada (ainda que não seja de urgência) e que a continuar na situação em que está corria graves riscos de ficar paraplégico.

Vamos arriscar e vamos prosseguir! O Pulguinha é um membro da família e merece todos os cuidados, disse eu.
Agendámos a cirurgia para a próxima segunda-feira dia 15 de Outubro no período da manhã.. Força velhote vai tudo correr bem!

Pulguinha e eu

A sobrinha Blanca também está muito preocupada e manda muitas mas mesmo muitas lambidelas para o Tio Pulguinha... estamos contigo Tio Pulguinha ;)
Que tudo corra bem na tua operação!

Tio Pulguinha e sobrinha Blanca 

Saudações caninas,

André Moreiras
Passos Caninos

8 comentários:

  1. Sending healing wishes to you, Uncle Pulguinha. Hope your surgery is a success and you are back to running and climbing stairs soon.

    Hugs,
    Wyatt and Stanzie

    ResponderEliminar
  2. We wish you well and send healing paw and lots of love. Let us know what happens. Take care.
    Best wishes Molly

    ResponderEliminar
  3. We send healing wishes to Pulguinha from all of us here! Paws and fingers crossed that all goes well and he is better very soon - hugs from Magic and family xx

    ResponderEliminar
  4. André,
    Estarei orando para que o lindo Pulguinha não sofra e a cirurgia transcorra maravilhosamente bem.
    Tudo dará certo!
    Dá um beijinho no Pulguinha por mim e na Blanca também!!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. as melhores para o Pulguinha!! espero que corra tudo bem:))

    Leonor
    thesparklinglemon.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. André, o Pulguinha já demonstrou que é um resistente e vai dar tudo certo com a cirurgia :)
    Já sabe que pode contar comigo e no domingo quando o for internar lá estarei, mais que não seja, para dar uma força!!!
    Bjs para vocês e uma lambidela especial do Buddy para o Pulguinha :)

    ResponderEliminar
  7. Olá André e amigos....
    Passamos para desejar um FELIZ DIA DAS CRIANÇAS PRA TODOS VOCES.
    DIVIRTAM-SE MUITO E APROVEITEM!!!
    Ótimo final de semana e fiquem com o Papai do Céu.
    Aus 1000 e Beijos 1000 com carinho das amigas,

    KIPPY & LILLY

    ResponderEliminar
  8. Oh Noes! I'm sendin' you good thoughts and healin' vibes, and of course Power Of The Paw! I'll be keepin' my paws crossed for you, and your family!!

    Kisses,

    Ruby

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...