terça-feira, 20 de novembro de 2012

O stress como condicionante nos cães


No outro dia fui ao hospital veterinário com a Blanca para ela levar a vacina da Leishmaniose e houve uma senhora que assim que chegou ao hospital veterinário pediu de imediato que recolhessem todos os cães presentes na sala de espera para a cadela dela passar pois não queria que ela gerasse conflitos com ninguém.

Observei a cadela, a trela estava com uma tensão enorme e ela estava assustadíssima de entrar num espaço que lhe é desconhecido... estava em elevado estado de stress! E aparentemente viverá assim o seu dia-a-dia, uma vez que nunca aprendeu a relaxar num espaço que lhe é estranho ou perante a presença de outros cães.

Agora a questão que vos coloco é muito simples... 
Quem é o responsável por controlar o stress dos animais?

Resposta imediata... os donos!


Respostas ao Stress nos animais... reacção de de Luta ou Fuga, também conhecido por reacção "FIGHT OR FLIGHT"

"A resposta de luta ou fuga (também chamado de luta ou fuga ou congelamento de resposta, hipervigilância, ou a resposta ao stress agudo) foi primeiramente descrita por Walter Bradford Cannon.

A sua teoria afirma que os animais reagem a ameaças com uma descarga geral do sistema nervoso simpático , fazendo o animal reagir para lutar ou fugir. Esta resposta foi mais tarde reconhecida como a primeira fase de um síndrome de adaptação geral que regula a tensão nas respostas entre vertebrados e de outros organismos."
Fonte: Google

Posto isto, já é fácil perceber porque é que numa situação estranha alguns animais são agressivos e outros são medrosos e tentam fugir. 
Mas o que eu gostaria de alertar é que para além de haver uma reacção física também existe uma reacção psicológica do animal.

Reacção física - Descarga geral do sistema nervoso simpático, fazendo o animal reagir para lutar ou fugir.
Reacção psicológica - Quando a situação se repete muitas vezes por um longo período de tempo, o animal cria um comportamento padrão (condicionamento)... Ele simplesmente reage daquela maneira pois é a forma que ele adoptou para resolver esse tipo de situação stressante conseguindo afastar o que ele considera como perigo (ou que lhe provoca medo) com sucesso. (Como exemplo, temos o caso típico em que o medo passa a ser agressividade como se poderá ver na figura em baixo). 


Mas nem tudo é mau, o problema existe é certo mas tem solução.

Adestrar o cão contribui p/ tirar o "stress" canino.

"Ensinando-se obediência ele aprende a ter paciência, a fazer o que nós queremos sem perder a espontaneidade nos outros momentos, as coisas que ele pode ou não fazer, fica muito mais "assentado" de comportamento pelo amadurecimento mental conseguindo por um bom adestramento. 
Além disso gasta-se energia do cão com o adestramento, o que ajuda a dissipar o "stress". Por isso é que cursos com alta carga horária diária ou alta frequência são mais indicados para cães estressados. Isso induz o cão a parar de destruir as coisas, a parar de latir sem necessidade, a ser obediente, educado e tudo isso vai na contra mão do stress. Por isso o adestramento ajuda muito a acabar com o stress."



Esta breve passagem que citei da página web do canil Zuffenhausen demonstra claramente que não bastam os passeios para pormos um fim ao stress canino.

Para além dos passeios diários (desgaste físico) também será necessário a prática do adestramento canino por forma a criarmos um desgaste psicológico ao cão.
As vantagens são bem evidentes... um cão feliz e equilibrado, melhor interacção entre cão e dono e tornarmos realidade todas as expectativas que temos em relação ao nosso animal de estimação.

O contra-condicionamento:
Como resposta à reacção psicológica do animal que referi anteriormente (ex: agressividade) para além de se usar técnicas de adestramento também teremos que usar técnicas de contra-condicionamento, por forma a revertermos aquele processo reactivo para outro que seja socialmente aceitável (ex: senta e fica ou deita e fica) através do uso de um estímulo agradável, como um brinquedo ou comida.

Mas nunca se esqueça, é um processo moroso, e não tem tempo definido... O seu cão, o seu empenho e a sua paciência são a chave para o sucesso do que pretende.


Saudações caninas,

André Moreiras
Passos Caninos

7 comentários:

  1. Good info there. We have a pal who is very naughty and antisocial to other dogs. We will chew on this advice. Have a terrific Tuesday.
    Best wishes Molly

    ResponderEliminar
  2. Very true. We have one very nervous dog. But at least she just hides and doesn't get aggressive.

    XXXOOO Daisy, Bella & Roxy

    ResponderEliminar
  3. Oh, this really can be me at times! I have gotten betters, but sometimes if there is too much stimuli, I bark and can get aggressive. I use to do this ALL the time, I use to bark at people and doggies, but now I only bark at dogs if I am 'in a mood'. It takes ALOT of time and training, and I'm still not totally comfortable with dogs I don't know, but it's hard when your a terrier with attitude! Ma likes to say that I'm a work in progress.

    Kisses,
    Ruby

    ResponderEliminar
  4. Good information there. We loved that first photo! woofs and licks from Magic xx

    ResponderEliminar
  5. Acho que o post está excelente!
    Por isso se diz muitas vezes que os cães são os reflexos do dono, imagino o que será viver 24h nervosa e cheia de medo..

    Maria Marcos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...