Depois de falarmos acerca das questões que deverá responder antes de ter um cão, nada melhor do que saber como se preparar para o ter.
Como estamos na Primavera, vamos falar de cachorrinhos bébés, e a grande questão relacionada com os cachorrinhos... como preparar a nossa casa (apartamento) de modo a que ela se torne apta a ter cachorrinhos?
Todas as casas (apartamentos) têm o seu estilo... desde tapetes lindos e felpudos, antiguidades, móveis com design, sofás plenos de estilo que não queremos ver roídos ou destruídos.
A Passos Caninos aconselha os seus amigos a tornar as suas casas (apartamentos) à prova de cachorrinho "ANTES" da chegada do cachorrinho!
Os cachorrinhos são naturalmente cheios de energia e curiosidade. Nos seus primeiros meses de vida, a sua forma de investigação do que os rodeia é justamente "PROVAR".
Acredite que eles são especialistas em meterem-se em apuros e podem destruir rapidamente pequenos objectos e engolir objectos sem que tenha tempo de se aperceber.
Então como fazemos?? Esta é a grande questão dos novos donos...
Temos de descer ao nível deles... literalmente!
Sente-se no chão nas áreas por onde o seu cachorrinho irá passar na sua casa e olhe em volta, em busca de perigos potenciais que possam estar ao seu alcance. Isto inclui fios eléctricos e de telefone, plantas no chão, puxadores de estores, cortinas, tapetes felpudos, caixotes do lixo, caixas etc... ou seja, tudo o que seja suficientemente leve para ser derrubado.
Pense em materiais como o vime e a cartolina que podem não parecer tentadores mas que podem ser atractivos para os dentes de um cachorrinho, artigos soltos como sapatos, brinquedos, livros e revistas, bem como outros objectos semelhantes, não escaparão numa primeira fase, por isso habitue-se a apanhar "a tralha" do chão (e se tiver filhos, até poderá ser um incentivo a habituar as suas crianças a arrumar os seus brinquedos, faça disso uma brincadeira).
Nota importante: ACESSO À COZINHA OU À CASA DE BANHO
Assegure-se que as portas dos armários junto ao chão estão bem fechadas. Como precaução extra, considere a hipótese de colocar os produtos de limpeza e outros artigos tóxicos em locais mais elevados.
Assegure-se que as portas dos armários junto ao chão estão bem fechadas. Como precaução extra, considere a hipótese de colocar os produtos de limpeza e outros artigos tóxicos em locais mais elevados.
Lembre-se que uma cortina de banho não sobreviverá ao "feroz" ataque de um cachorrinho... Assegure-se que a mesma se encontra dentro da banheira se o seu cão estiver sozinho na casa de banho.
Os cachorrinhos conseguem encontrar problemas em todo o lado, por isso como regra, limite inicialmente o acesso dos cachorrinhos no máximo a duas ou três divisões do seu apartamento. Quanto menos divisões permitir que ele visite, menos trabalho terá a torná-las "à prova de cachorrinho".
Assim que ele ultrapassar a idade de roer e estiver razoavelmente ensinado em relação ao local para fazer as necessidades, poderá gradualmente, dar-lhe acesso ao resto das divisões, como prova de confiança no seu cachorrinho... ele merece!
Também é importante saber, que muitos cães aprendem de bom grado a relaxar numa única divisão do apartamento, por norma na sua caminha ou na sua box, quando a família está fora, embora estejam habituados a correr por todo o apartamento, durante o resto do tempo.
No entanto, terá uma relação mais profunda e satisfatória com um cão que saiba como se deve comportar independentemente da divisão em que se encontra, por isso não pense em restringir o seu acesso a certas áreas do seu apartamento como uma solução permanente.
No próximo tópico, falaremos também dos cuidados a ter com o seu cachorrinho no seu quintal ou jardim, referindo quais os cuidados em especial que deverá ter no exterior.
NUNCA É DEMAIS A PREVENÇÃO:
- É necessário trabalho e esforço, mas tornar o seu apartamento "à prova de cachorrinho" é melhor e mais económico do que correr com o seu cachorrinho ao veterinário para uma cirurgia de emergência, isto para não falar no desgosto de suceder uma fatalidade.
- Os veterinários removem uma extraordinária variedade de objectos do estômago e intestinos de cães de todas as idades, incluindo almofadas de alfinetes (c/alfinetes incluídos), bolas de borracha, pedras, meias e outra roupa interior, fitas e muitas lascas de osso. (cuidado com a alimentação do seu cachorrinho, pois um bloqueio intestinal poderá ser fatal, opte por uma alimentação adequada e aconselhe-se com um profissional)
- Esteja alerta a vómitos, ventre inchado, alterações nas fezes, baba ou convulsões e não hesite em levar o seu cão ao veterinário se suspeitar que comeu algo que não devia.
Texto adaptado do livro "Grande Manual dos Cães", de Arden Moore
Sem comentários:
Enviar um comentário