segunda-feira, 26 de março de 2012

Cuidados a ter com o seu cachorrinho no Jardim ou no Quintal



Depois de aconselharmos algumas dicas prévias a ter um cachorrinho num apartamento, é tempo de aconselhar algumas dicas prévias a ter um cachorrinho num espaço exterior como um jardim ou um quintal.

O espaço exterior é um dos marcos mais importantes na vida do seu cão, pois é aqui que ele aprenderá a fazer as necessidades e também onde irá socializar com outros cães e com outras pessoas, daí que terá de haver sempre uma cautela extra neste espaço para que não surjam problemas comportamentais, cabendo ao dono sempre definir previamente quais as regras, fronteiras e limites necessários para o seu cão.
Além disso, é uma fonte infinita de cheiros que encantará o faro do seu cão como irá verificar.
É certo que existem perigos, e todo o cuidado é pouco para que o seu cão tenha sempre uma experiência agradável e positiva em relação ao espaço exterior.

E sendo assim, o que deveremos fazer?

A Passos Caninos, aconselha cada um dos seus amigos uma vez mais a ter uma "perspectiva canina" do espaço exterior onde irá colocar o seu cachorrinho.
Saia para o exterior e passe uma vistoria ao quintal/jardim, descendo ao nível do seu cachorrinho, agachando-se e olhando em redor. Procure objectos que o seu cachorrinho possa roer ou engolir, como ferramentas de jardinagem, brinquedos de criança e outros objectos pequenos. Preste especial atenção ao local, nomeadamente, se existe alguma vedação, para se assegurar de que não existem zonas danificadas ou falhas por onde o seu cachorrinho possa escapar (lembre-se que os cachorrinhos são por natureza extremamente curiosos e sérios candidatos a aventurarem-se a um perigo desconhecido).

Os cachorrinhos adoram mordiscar e as plantas de jardim podem ser tentadoras para um jovem canino que explora com a boca o mundo que o rodeia. Observe atentamente as plantas do seu quintal e verifique se alguma delas é venenosa para o seu cão (informe-se previamente com o médico veterinário quais as plantas que necessita ter cuidados extra), e antecipadamente remova-a ou bloqueie o seu acesso com uma vedação segura, por exemplo de rede de arame de malha apertada.

Lembre-se também que um cachorrinho vivaço pode escavar todo o jardim antes que se aperceba do que ele está a fazer. Se tiver áreas de terra macia ou areia no seu quintal, cubra-as com rede de arame de malha apertada presa com pedras pesadas para desencorajar o seu cachorrinho de escavar, pois este é um hábito difícil de perder... seja prevenido e antecipe os movimentos do seu cachorrinho, antes que o seu jardim fique similar a uma superfície da lua.

NOTA MUITO IMPORTANTE:
Para segurança do seu cachorrinho, deite fora todos os pesticidas e fertilizantes químicos que tenha estado a usar no seu jardim e passe a utilizar métodos mais saudáveis e naturais de controlar pragas e de alimentar as suas plantas. Esteja particularmente atento a isco venenoso, indicado para matar caracóis e lesmas, porque pode parecer muito atraente e deveras mortífero para os cães.
Se for permitido ao seu cachorrinho fazer-lhe companhia na garagem, dedique uma especial atenção a esta área. As garagens são conhecidas por serem o local de armazenamento de produtos químicos perigosos que são fatais para os animais. 
O anticongelante é um bom exemplo; procure uma marca que não seja tóxica.
Ferramentas, trapos, peças do automóvel - todas as coisas que as pessoas normalmente guardam nas garagens, podem tornar-se perigosas se houver um cachorrinho por perto.
Coloque todos estes artigos BEM LONGE DO ALCANCE do seu cachorrinho!


Mas tornar a sua propriedade "à prova de cachorrinho" não deverá ser a sua única prioridade!

Precisará de dedicar ao seu cão muita atenção, não só por questões de segurança mas também de socialização. Aproveite os momentos que passar com o seu cachorrinho para realizar alguns exercícios divertidos e jogos que possam ajudar a educá-lo e providenciar um escape apropriado para a sua vasta energia.





Texto adaptado do livro "Grande Manual dos Cães", de Arden Moore

1 comentário:

  1. Este post é importante pois muitos cães gostam de comer relva, e se os pesticidas utilizados forem tóxicos podem matar o seu animal.
    CB

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...