sábado, 21 de abril de 2012

Conversas Caninas com Gustavo Santos

A Passos Caninos, iniciou um ciclo de entrevistas aos seus amigos que possuem cães de raça para conhecermos melhor a ligação entre os donos e os seus cães de raça.

O nosso amigo Gustavo Santos, conhecido escritor, apresentador de televisão ("Querido, Mudei a Casa" na SIC Mulher), "Life coach" e que lançou esta semana o seu livro "Arrisca-te a viver", embora com uma agenda muito cheia teve a gentileza de nos responder a algumas questões acerca do seu lindo Weimaraner chamado "Sôtor".

Os Weimaraner são conhecidos cães de caça oriundos da Alemanha, e a origem do seu nome vem do desportista grão-duque de Weimar. Estes canídeos foram criados para realizarem diversas modalidades de caça, entre elas a desportiva e a de animais de grande porte. A sua personalidade é conhecida como teimosa sendo por isso indicado para donos mais experientes. É inteligente e dócil, e fisicamente podem atingir os 69 cm e pesar 39Kg. A sua pelagem varia entre a curta e a longa e apresenta-se em tons de cinza-rato e cinza-prateado. 



Mas vejamos o que nos diz Gustavo Santos na nossa entrevista acerca do "Sôtor".

Passos CaninosPorque é que escolheu esta raça? Como é que conheceu esta raça?

Gustavo Santos - É a minha raça favorita. Lembro-me de, em adolescente, já admirar a nobreza e a simpatia destes cães.


Passos CaninosQuais as principais características da raça? Como define o seu temperamento, personalidade e comportamento social com outros cães e pessoas?

Gustavo Santos - Muito sociável, adora interagir com pessoas e outros animais ( menos gatos - neste caso gosta de os engolir ), é um animal cheio de classe, bom porte, atlético e vistoso. Um verdadeiro companheiro para o exercício físico. Na rua é explosivo, em casa é um doce.


Passos CaninosQuais as virtudes e defeitos desta raça?

Gustavo Santos - Honestamente não reconheço defeitos no meu cão em específico, ainda que já tenha estado com outros Weimaraner e o comportamento desses cães ser completamente diferente do meu cão. A maior virtude, como em qualquer outro cão, é o Ser Incondicional.


Passos CaninosÉ um cão fácil de adestrar/treinar?

Gustavo Santos - Sim, apesar da personalidade de líder e das características de caçador. É fundamental que o homem domine o ambiente e se assim for ele sentirá a energia e aceita o seu lugar.


Passos CaninosQual o nível de energia do seu cão?

Gustavo Santos - De 0 a 10? 10!! É apaixonante vê-lo a brincar sem parar e a correr como se o mundo acabasse amanhã.


Passos Caninos É um cão que se adequa a apartamento? Ou apenas deverá viver num espaço exterior?

Gustavo Santos - Um cão adequa-se a qualquer lugar. O meu vive em apartamento, passa horas sozinho e não há nada destruído. Naturalmente, necessita ser exercitado o mais possível para não criar estados de frustração.


Passos CaninosCuidados especiais com esta raça?
 
Gustavo Santos - Otites e, no meu caso específico, estômago.


Passos CaninosTem mão firme no cão ou acaba por ceder a algum capricho ou exigência?

Gustavo Santos - Mão firme inicialmente para ele perceber que eu sou o líder da matilha. Uma vez aceite essa energia, deixá-lo esticar a corda umas vezes. Nada de fundamentalismos! 


Passos CaninosQual o episódio mais curioso e divertido com o seu cão?

Gustavo Santos - Todos os dias brincamos às escondidas. Eu perco sempre, porque ele descobre-me sempre, esteja eu onde estiver. Correr lado a lado é igualmente algo de "irmãos".


Passos Caninos – O cão é feito à imagem e semelhança do seu dono. Como descreve o seu relacionamento com o seu cão?

Gustavo Santos - O cão é adaptado aos conceitos dos donos, ainda assim, é fundamental manter as características originais da espécie. Uma relação de Amor.



Agradecimentos:
Muito Obrigado Gustavo pelo seu contributo.. desejo muito e bom sucesso para o novo livro e espero ter o meu autógrafo em breve!

Saudações caninas e tudo de bom para si e para o Sôtor!

André Moreiras
Passos Caninos


Referências: 
Para quem ainda não conhece, o novo livro do Gustavo Santos é o "Arrisca-te a Viver" e já está à venda nas livrarias. (http://queridomudeiacasa.blogspot.pt/2012/04/arrisca-te-viver.html)
 

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...