sexta-feira, 27 de abril de 2012

Conversas Caninas com Vera Bandarra da Pipinha & Companhia

É com grande orgulho que apresento esta entrevista!

A Vera Bandarra além de uma excelente amiga, é minha colega do Centro Canino de Vale de Lobos do responsável técnico Sílvio Pereira e também é colaboradora na Revista trimestral Cães e Lobos, que já anunciei no blog.

A forma apaixonada pelos cães que a Vera vive é única e intensa, pois para além de recolher animais abandonados de forma a dar uma vida digna aos que vivem na rua considerando a sua posterior adopção, ainda se dedica à criação da raça RETRIEVER DO LABRADOR, com o Afixo "Terras d'Moga" (sendo a Sócia do CPC n.º 1680). 

A Vera é conhecida ainda pela Pipinha & Companhia, que além de servir para mostrar os seus magníficos exemplares de criação, é uma loja online, e pratica ainda outros serviços, como Pet-Sitting, Dog Walking e Alojamento familiar (Hotel Canino) na zona centro do País, nomeadamente, nos concelhos da Mealhada, Anadia e Oliveira do Bairro.

Como amigo e colega, a Passos Caninos faz questão de ter um link directo da Pipinha & Companhia no blog (no lado direito), ao que aconselho uma visualização mais detalhada pois todos os conteúdos são extremamente bonitos e interessantes.

Mas falemos da raça em concreto, como surgiu o Retriever do Labrador?

O Labrador retriever é uma raça de origem desconhecida cujo local de reconhecimento como raça foi dado à Grã-Bretanha. Considerada a raça mais popular no Reino Unido e na América do Norte, este canídeo terá chegado a Newfoundland, no Canadá, levado ou pelos portugueses ou pelos bascos, ou ainda pelos exploradores escandinavos. 
Lá desenvolveu-se sob o nome de pequeno cão de st. jonh.
Levados à Inglaterra, foram vendidos aos ricos proprietários de terras, tendo então o seu nome sido modificado para labrador, graças ao conde de Malmesbury, o primeiro a chamá-lo desta forma. Esta raça, em 1950, ainda era usada como trabalhador rural, quando passou a ser considerada excelente para companhia, graças à sua personalidade juvenil, à sua tolerância e à sua necessidade de brincar. Em tempos mais modernos, passou ainda a ser utilizada como raça de busca e salvamento em montanhas, e como guia de cegos, além de ser uma das mais utilizadas em terapias.
Fisicamente pode atingir os 62 cm e pesar 36 kg. A sua pelagem é grossa e impermeável, e a sua cauda ajuda-o a nadar. Variando entre as cores amarela e chocolate, há relatos de que os exemplares de cor mais escura tendem a ser mais amáveis. (Fonte: Wikipédia)


E o que nos diz a Vera Bandarra da Pipinha & Companhia acerca desta raça mais em concreto?

Passos CaninosPorque é que escolheu esta raça? Como é que conheceu esta raça?

Pipinha & Companhia: Escolhemos esta raça, pela sua inteligência e temperamento extremamente dócil. Consideramos que é um animal de família por excelência, um verdadeiro amigo sempre presente, que troca qualquer actividade pela presença e atenção do dono.
Conhecemos esta raça através de uma pesquisa exaustiva, uma vez que queriamos escolher uma raça que nos deixasse tranquilos e seguros uma vez que temos três crianças de pouca idade. Queriamos um cão dócil que adorasse crianças, mas também que tivesse paciência para as brincadeiras destas, sem se chatear ou reagir de forma agressiva.


Passos Caninos Quais as principais características da raça? Como define o seu temperamento, personalidade e comportamento social com outros cães e pessoas?

Pipinha & Companhia: Os animais desta raça são extremamente dóceis, pacientes, muito inteligentes e sempre prontos para aprender e agradar. Convivem na perfeição com todos os nossos animais de estimação. Nós temos muitos animais, temos 11 gatos, 3 cabritas anãs, 8 tartarugas algumas das quais com 20 anos estando todos em contacto sem o mínimo problema. Com as outras pessoas comportam-se da mesma maneira, sendo mesmo aplicável a expressão “o Labrador é o melhor amigo do ladrão”, uma vez que é sempre simpático e recebe muito bem os estranhos.


Passos CaninosQuais as virtudes e defeitos desta raça?

Pipinha & Companhia: Depois do já descrito, na minha opinião a sua maior virtude é a dedicação incondicional ao dono. O seu maior defeito é o apetite desmedido, e não conseguimos referir outro .


Passos CaninosÉ um cão fácil de adestrar/treinar?

Pipinha & Companhia: Muito fácil, uma vez que adora aprender e fica feliz quando consegue finalizar uma tarefa.


Passos CaninosQual o nível de energia do seu cão?

Pipinha & Companhia: É um animal que precisa de pelo menos um passeio por dia de 45 minutos. Não é muito activo na idade adulta. Mas o passeio é importante para se exercitar, conviver com outros animais e claro para não desenvolver fobias resultantes de uma má socialização.


Passos CaninosÉ um cão que se adequa a apartamento? Ou apenas deverá viver num espaço exterior?

Pipinha & Companhia: É um cão que se adequa a qualquer tipo de habitação porque para esta raça, voltamos a referir, o importante é passar todo o seu tempo junto ao seu dono. Fica muito aborrecido se fica muitas horas sozinho, e quando o dono chega a casa só quer atenção.


Passos CaninosCuidados especiais com esta raça?

Pipinha & Companhia: Nenhuns cuidados especiais. Tem um pêlo que se adequa a todos os climas, mas sendo um cão de grande porte, pode ter problemas relativamente à displasia da anca e do cotovelo (doença genética). É muito importante na altura da adopção ou compra de um cachorro, escolher um bom criador que respeite o bem estar do animais, e que faça aos seus cães os exames relativos às doenças genéticas para que os filhotes nasçam saudáveis e possam viver muitos anos.


Passos CaninosTem mão firme no cão ou acaba por ceder a algum capricho ou exigência?

Pipinha & Companhia: Temos mão firme quando é necessário, mas confesso que nem sempre fazemos o que deveria ser feito, uma vez que adoramos brincar com eles e como são extremamente dóceis, acabamos por deixar que abusem um pouco.


Passos CaninosQual o episódio mais curioso e divertido com o seu cão?

Pipinha & Companhia: Com esta raça é fácil acontecerem episódios para recordar. Desde desaparecerem os meus carregadores de telemóveis, andar a correr atrás deles porque estou a trabalhar e eles roubam-me papéis ou facturas importantes. Todos os dias acontecem coisas divertidas por serem tão crianças e imaturos nas brincadeiras.


Passos CaninosO cão é feito à imagem e semelhança do seu dono. Como descreve o seu relacionamento com o seu cão?

Pipinha & Companhia: Os nossos cães não são apenas cães, são membros da família. Temos uma relação muito próxima, e o nosso relacionamento é maravilhoso pq estes cães vivem para agradar aos donos. A nossa dedicação é total e claro que eles retribuem a dobrar toda a atenção que recebem.

Agradecimentos:
Muito Obrigado Vera pela sua boa vontade e simpatia.

Desejo tudo de bom para si e para o seu negócio e da minha parte terá sempre o apoio do meu blog como meio de divulgar a Pipinha & Companhia em todo o Portugal e arredores ;)

 Saudações caninas,

André Moreiras
Passos Caninos

7 comentários:

  1. Bom trabalho André. A Vera merece. Parabéns.

    Sílvio Pereira

    ResponderEliminar
  2. Muito Obrigado Sílvio!
    A Vera é uma pessoa extraordinária, os seus cães são maravilhosos, muito bem criados e cuidados, e sem dúvida que a formação no CCVL nos mostra novos horizontes ao nos dar a conhecer novas pessoas e por isso também lhe agradeço.
    Espero poder contar com a sua ajuda para a raça dobermann.
    Vou contactá-lo em breve.

    Um abraço,

    André Moreiras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a oportunidade que me deu de divulgar o meu trabalho. Gostei muito da entrevista e aproveito para lhe dar os parabéns pelo magnifico Blog.

      Sempre ao dispôr
      Vera Bandarra

      Eliminar
  3. Parabéns por esta entrevista! A Vera é realmente uma pessoa fantástica c os animais,uma criadora incrível e sempre pronta a esclarecer todas as duvidas dos novos donos.Tenho um labrador de ,quase, 8 meses, filho da Pipinha e do Bono Vox e é um espanto, além de lindissimo é super meigo e só nos quer agradar, vivemos num apartamento mas não vimos qualquer dificuldade. Bem haja Vera e continue o ótimo trabalho!Carmen Mateus, dona do Côco

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho um Labrador, é realmente uma raça única :)

    Bom trabalho, parabéns .

    ResponderEliminar
  5. Parabéns à Vera Bandarra pelo amor, dedicação e carinho que demostra ter pelo melhor amigo do Homem...
    Deviamos ser um bocadinho assim, todos nós!...

    ResponderEliminar
  6. Parabéns à Vera Bandarra pelo trabalho execelente e a este blog por reconhecer e divulgsar isto mesmo...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...