sexta-feira, 4 de maio de 2012

As fronteiras invisíveis dos cães


"Os cães não são pessoas e não deverão ser humanizados.. "

É fundamental para os nossos cães nós criarmos regras, limites e fronteiras para que eles disponham do espaço deles e nós do nosso próprio espaço, no entanto nem sempre isso é cumprido porque temos pena deles ou simplesmente porque tem piada um certo comportamento do nosso cão.

Mas porque razão vemos muitas vezes os nossos cães quererem o que é nosso?

É muito engraçado ver o nosso cão trepar para o nosso sofá ou então para a nossa cama e acomodar-se como se fosse dele, ocupando o nosso próprio espaço.
Mas o que o comum das pessoas não sabe é que o cão na sua vida canina tem a necessidade de satisfazer os seus instintos básicos, e um deles é justamente o gregarismo, e daí advém a sua necessidade natural de estar em "matilha", porém, quando uma liderança não é imposta desde cedo ele próprio se encarrega de liderar quem considera a sua matilha e esse é que é o verdadeiro problema.

(O gregarismo é uma estratégia protectora observada em diversos grupos de animais, que se agrupam em sociedades mais ou menos estruturadas, permanentes ou temporárias, visando a protecção dos indivíduos que a compõem. É distinta de uma multidão, na medida em que esta última é um agrupamento espontâneo e esporádico que se produz devido ao efeito de estímulos ambientais.)
Fonte: Wikipédia

Quanto mais o líder humano for fraco, maior será a necessidade do canídeo liderar, podendo mesmo existir problemas de comportamento, nomeadamente, grunhidos (rosnadelas), ladridos mais intensos, ou mesmo algumas mordidas eventuais, uma vez que o canídeo considera o espaço como "seu" e não como "nosso" e pretende que nos afastemos do "seu" local.
Mas lembre-se que em estado selvagem os canídeos nunca desafiam o seu líder, nunca se sentam onde ele se senta,  nunca se deitam onde ele se deita, nunca andam à sua frente, e comem sempre depois do líder comer.

Mas ele senta-se no sofá exactamente como se fosse uma pessoa, só lhe falta ler o jornal...

Os cães estão constantemente a observar-nos nós é que não nos apercebemos, e eles dentro das suas possibilidades irão imitar-nos em tudo.. no bom e no mau.. associando essas experiências como positivas ou negativas.

Caso deixe o seu cão trepar para o sofá por sua livre iniciativa, ele irá fazer tal e qual como o vê a si, e se associar como experiência positiva irá repeti-la vezes sem conta. 
Depende da sua atitude impôr ao cão as suas regras, fronteiras e limites e prevenir futuros comportamentos anómalos do seu cão, quando este entender que a sua falta de liderança impõe ele assumir a liderança da sua matilha humana.

Então o que fazer?

Atente bem ao que eu referi em relação ao que os líderes dos canídeos fazem em estado selvagem.. é esse o sentido correcto... são essas as regras, fronteiras e limites.

Nota importante: Cama e sofá são locais proibidos!
Jamais o cão poderá trepar para a sua cama ou para o seu sofá de modo livre e arbitrário, a menos que seja devidamente convidado por si. Ele terá que respeitar esse espaço como "seu" e assumir como experiência negativa quando ousa ocupar os lugares de eleição do seu líder.


Atente a reacção do seu cão.. 


Ele deverá estar relaxado nos locais supostamente "proibidos" quando o autoriza que ele os possa ocupar, caso contrário, deverá voltar ao local que previamente designámos como seu. (isto se verificar que ele fica em estado de alerta ou nervoso).
E o cão deverá ocupar no chão sem protestar, o local que designou para que ele possa ocupar e relaxar apreciando a sua companhia.


Eu vou dar um exemplo prático com os meus cães.. o Pulguinha (à esquerda) e o Horus (à direita), numa foto que tirei na sala de estar... cada um tem o seu espaço designado na sala, estão plenamente confortáveis (a dormir) e apreciam a companhia do dono que está num dos sofás.

Da mesma forma, o líder nunca autoriza as entradas e saídas de casa de forma livre e arbitrária e muito menos sem que o próprio líder seja sempre o primeiro a entrar ou a sair da casa e a convidar os cães a entrar ou a sair.
Poderá não fazer muito sentido para si, mas para os cães faz todo o sentido, e irão respeitá-lo de forma muito natural se os acostumar a ter esse comportamento.

Eu costumo fazer essa regra.. sempre!
Os cães esperam lá fora sentados, a porta está completamente aberta e eles nunca entram como se poderá ver na foto, sem que eu os convide a entrar com o comando "Anda".

A postura dos cães deverá ser calma e submissa, aguardando pacientemente a chamada do seu líder.

E o líder deverá sempre recompensar esse comportamento, normalmente com um biscoito ou um snack, ou então com uma boa dose de "festas" mas sem promover grande entusiasmo para que o estado de espírito dos cães não se altere para excitado/emocional, promovendo-se deste modo um adestramento positivo adequado.

Esta prática deverá ser treinada todos os dias, e se necessário, deverá recorrer-se ao treino de clicker para aperfeiçoar o que realmente pretendemos dos nossos cães.

Ao criarmos estas regras, limites e fronteiras estamos a criar as nossas fronteiras invisíveis que os cães respeitarão devidamente e aprenderão /aceitarão de bom grado com base numa experiência positiva. Não estamos a limitar os nossos cães, mas sim a condicionar o seu comportamento de forma a ser socialmente aceitável dentro do mundo dos humanos.

Nunca se esqueça, um cão que aceita a sua liderança é um cão livre e que o respeitará em todas as circunstâncias... no entanto, é uma responsabilidade que assumimos 24h por dia em toda a vida dos nossos cães.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...