quarta-feira, 30 de maio de 2012

As manias da Blanca começaram...


A Blanca já fez 2 meses de idade, já levou o 2º reforço de vacinas e desde que chegou a nossa casa já cresceu.
Está substancialmente mais desenvolvida, mais curiosa e perfeitamente integrada no nosso lar. Já reconhece as nossas vozes e os nossos cheiros, não prescinde de um bom colo dos donos e já começa a reconhecer o nome dela... está mesmo gira!

Entretanto já consegui comprar uma coleira "com guizo!" porque esta menina é demasiado ousada a andar junto aos nossos pés.. lol... ainda que a coleira esteja um pouco larga (bem tinhas razão Daniel Silva... é um pescoço mínimo).
Comprei uma coleira tamanho XXS (tá a seguir as pisadas da dona nesse aspecto), côr de laranja com tecido reflector... lol.. quando ela está sozinha na caminha dela no nosso hall e eu estou a espreitar da sala através da porta de vidro, se a luz da cozinha estiver acesa, só se vê uma coleira aos pulos e um guizo a soar...hehehehe.. e claro.. a Blanca a fazer asneiras.. normalmente está a morder a cama e a rosnar... isto quando está acordada está claro porque esta menina ainda dorme muito, preferencialmente, acompanhada pelo dono no sofá onde eu tinha dito expressamente que não haveria espaço para cães... mas entre isso e dar-me cabo do tapete felpudo da sala com xixis estratégicos e com o passatempo favorito dela (destruir o tapete) mais vale estar sossegada ao meu lado.

A nível de adestramento está um espanto... os instintos de caça e de presa estão muito mais desenvolvidos e o trabalho com o clicker e clicker com pointer tem sido fenomenal com resultados excelentes... está progressivamente a moldar-se ao que eu pretendo dela e estamos a trabalhar no sentido de estar capaz de fazer provas de obediência num futuro próximo pois responde muito bem a tudo o que lhe é solicitado... é apenas uma questão de trabalho.

A nível de socialização, tem o CD dela dos ruídos a passar diariamente e não tem medo de nenhum ruído, já fez socialização intra-específica com o Tio Pulguinha e com um cão que encontrámos no café bastante mansinho numa breve saída que fizemos os dois à rua.. ela reagiu bem aos ruídos na rua como já esperava, apenas estava com um pouco de frio e vem sempre atrás de mim sem trela, o que é magnífico.

Outra coisa curiosa, nunca a tinha ouvido ladrar e rosnar de forma intensa até aparecer a minha mãe cá em casa... como com "a avó" só quer brincadeira com ela, ela reage dessa forma... aliás, de um modo geral na presença de estranhos fica sempre agitada, só é calminha e sossegada com os donos, mas socializa muito bem na forma inter-específica, tanto com os nossos amigos como familiares, não tem medo de ninguém nem é tímida tão pouco.. hehehe.

Mas claro, é uma Schnauzer... e usa muito bem o seu nariz.. e de que maneira!

Aqui começam as manias... a Blanca é mesmo muito esquisita com a comida.

Pode estar a morrer de fome, mas se o cheiro não lhe agradar.. nem pensar!
Primeiro comia só a ração com alguma dificuldade a trincar mas tudo bem.
Depois quando provou os biscoitos deixou de comer a ração.. mau maria! pensei eu... eu sempre tive cães comilões! lol

Vou juntar biscoito à ração para ela comer melhor... resultou nos primeiros dois dias... lol
Ao fim de algum tempo, se pudesse separar o biscoito da ração, só comia o biscoito e cuspia a ração pró lado.
Até que chegou ao ponto de colocar a ração com biscoito e ela já não comia simplesmente.

Vou usar a minha arma secreta.. pensei eu.. tirei um pacote de ração húmida e passei-lhe à frente do nariz.. ela começou logo a emitir ganidos de tão louca que estava por aquele cheiro.. misturei com a ração e foi um mimo... comeu tudo e ficou com uma barriga enorme, mas pelo menos comeu!

Ao fim do 2º dia, a menina Blanca já só comia a ração molhada e deixava a ração seca de lado.. se insistíssemos com ela simplesmente não comia, nem à mão (técnica que utilizo muitas vezes como último recurso).

Já falei com a veterinária... disse-me para voltar à estaca zero em termos de comida (só ração seca), e que não há problema se ela ficar com fome apesar de estar em crescimento.
Tem de se ter extremo cuidado com os novos sabores que damos a provar à Blanca, pois ela é muito fina, como eu costumo dizer... lol... e só gosta de comer o que é bom e que lhe cheira bem.

Outra das manias da Blanca... além de querer cheirar cada centímetro da nossa casa.. hehehehe... à medida que lhe permitimos acesso a áreas restritas sob vigilância (e ainda assim ter feito um xixi enorme num tapete junto ao nosso quarto).. lol

Ela simplesmente detesta que lhe façam festas na cabeça... se alguém tentar fazer uma festa na cabeça é mordidela certa... primeiro eram mordidinhas mas agora já começam a ser mordidas mais fortes à medida que eu lhe vou ensinando umas coisas.... oopsss.. e o resultado foi fazer sangue na mão da dona e a mim também tentou fazer o mesmo quando lhe ia fazer uma festinha... é claro que levou a primeira palmada e já não repetiu a proeza comigo... mas fica já o aviso aos nossos amigos, festinhas na cabeça entre as orelhas esqueçam! lol

Muito mais há para dizer... uma cachorrinha é uma fonte de surpresas... hehehehe.. mas por enquanto é tudo aqui na redacção do Diário da Blanca. ;)


Saudações caninas,

André Moreiras
Passos Caninos


1 comentário:

  1. Estes pequenos têm com cada mania que até dói.
    Até acho que para eles é divertido enganarem-nos. Nós a pensarmos que os conseguimos ludibriar, quando é o contrário.

    Um beijo,
    Joana&Lucas

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...