terça-feira, 31 de julho de 2012

A Cinofobia, medo irracional de cães

A cinofobia (do grego antigo: κύων kýōn "cão" e φόβος phóbos "medo") é o medo irracional de cães. É um medo muito comum na sua versão mais pequena, quando não chega a ser considerado uma fobia propriamente dita. Pessoas com cinofobia geralmente possuem experiências traumáticas com cães no passado, como serem mordidas ou atacadas quando eram crianças, ponto a partir do qual a fobia começou a manifestar-se.

TRATAMENTO:
Existe tratamento para a cinofobia que pode talvez ter óptimos resultados: O paciente é estimulado a ficar ao lado de determinados cães adestrados, para que, brincando com eles, perca o seu medo. Se o paciente vir que o cão não lhe faz mal e é capaz de brincar, o mesmo vai gradualmente perdendo o seu medo.

Fonte: Wikipédia


DICA DO ADESTRADOR:
Eu espero sinceramente que todas as pessoas que sofrem de cinofobia procurem ajuda e vejam como é bom ter a companhia de um cão.
Façam sempre a socialização das vossas crianças com os cães de forma vigiada por forma a não existir "um azar" que implique a estimulação da cinofobia nas suas vidas.
Nem todos os cães são violentos independentemente da raça, não se esqueça!
Lembre-se que se por acaso conhecer um cão ameaçador ou desconhecido (deverá ensinar isto às suas crianças) deverá ficar absolutamente imóvel, com os braços ao lado do corpo e os olhos fixos nos pés (Aprenda a "ser uma árvore"). Esta posição deverá ser mantida até que o cão parta ou chegue auxílio.

Mas muitas vezes só o próprio som do "ladrar" já aterroriza de tal modo as pessoas que se esquecem de olhar as circunstâncias que os rodeiam... a título de brincadeira coloco um vídeo de apanhados brasileiro em que metem um som de cães supostamente violentos a ladrar e depois só aparecem dois caniches inofensivos...vale a pena ver. ;)


Saudações caninas,

André Moreiras
Passos Caninos

1 comentário:

  1. Olá! Boa Tarde! Estou precisando muito de ajuda. Eu tenho problema quando saio para passear com meu cachorro porte grande ele não pode ver outro cachorro que ele quer ataca. E com isso o outro cachorro quer atacar ele tambem. Não sei o que fazer.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...