sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O meu cão não obedece: A importância da recompensa (reforço)

Na maioria das pessoas que têm cães a grande questão me colocam é sempre a mesma... o meu cão não me obedece!

Ou porque revela problemas comportamentais, ou porque não responde à chamada e foge ou porque simplesmente é incapaz de executar os comandos básicos do "senta" e "deita"... a origem é sempre a mesma... ele não obedece!
Mas vou dar-lhe uma boa novidade, isso é algo que se consegue alterar... ao contrário de nós "humanos", os cães têm a capacidade de conseguir alterar rapidamente os seus comportamentos... mas como vamos fazer isso? 
A primeira questão é justamente o modo...  e não haverá escola canina que salve o seu cão se o primeiro grande adestrador/treinador não for o seu dono.
Está nas suas mãos o grande sucesso ou insucesso da mudança do seu cão.

REGRA BASE:
Um cão só deve receber as coisas de que gosta se for obediente. Não deve ter nada de graça.
A chave do adestramento é justamente ensinar o cão a trabalhar para conseguir as coisas de que gosta através da obediência.
Se o seu dono lhe dá tudo o que o seu cão gosta "em troca de nada", qual será a motivação para o cão ser obediente?

Vamos alterar isso... hoje é o dia e o momento!
PASSOS CANINOS para aumentar o valor da obediência no seu cão:
A utilização deste método (Princípio da Escada) é a base do adestramento canino e fundamentou o nome do meu projecto pessoal em relação aos cães.

1º Passo - A regra base vem sempre primeiro... Nunca dê nada de graça!
Valorize a recompensa/reforço por forma a exigir um comportamento social adequado.

O que é que o seu cão gosta? De comida? de guloseimas? da bolinha? do churro, kong ou outros brinquedos para cães? de festinhas? de ir dar um passeio ou ir até ao quintal? de jogar frisbee? de brincar consigo ou com outros cães?
A família deve sentar-se e fazer uma lista do que pensam que seja mais atractivo para o seu elemento canino.. e porquê? Porque essas coisas são reforços não condicionados do cão e até mesmo alguns reforços condicionados adquiridos.
Deve exigir-se ao cão que pelo menos cumpra uma simples ordem "senta" antes de conseguir "uma coisa de que gosta".
2º Passo - Ensinar um reforço condicionado verbal
Melhorar a comunicação entre dono e cão... "Fizeste correctamente algo que se pretendia e por isso vais ser recompensado com algo que tu gostas".

Cabe ao dono nesta etapa ensinar ao seu cão um reforço condicionado verbal, por exemplo... "muito bem"...  para melhorar a comunicação entre dono e cão.
Atenção que ao usar a expressão "muito bem" como reforço condicionado é diferente de um elogio geral, como por exemplo.. "Que lindo/a que tu és!"
O reforço condicionado "muito bem" serve para relacionar o comportamento correcto pretendido pelo dono como reforço e é dito apenas no momento em que o cão demonstra o comportamento adequado.
Esse reforço condicionado "muito bem" deve ser dito após todas as respostas correctas para que o cão saiba que cumpriu adequadamente a sua ordem.
Exemplo prático:
Vamos utilizar o reforço não condicionado "comida" como motivador.
Mande o cão fazer uma tarefa simples.. por exemplo..  o "senta".
Inicialmente, fazendo o cão o que se pretende (neste ex: será sentar), após dizer "muito bem" deverá sempre dar o reforço não condicionado (neste ex: a "comida"), até que o cão apresente pelo menos 90% de respostas correctas a uma determinada ordem. (neste exemplo será o "senta")

Ao ensinar ao cão um reforço condicionado, este ficará tão contente quando lhe disser "muito bem" como quando receber a guloseima ou comida, pois vai antecipá-la de cada vez que o dono disser "muito bem".
Ao fim de muitas e extensivas repetições, bastará dizer "muito bem" para conseguir esta resposta positiva, mesmo que não haja "comida" para dar ao cão.
No entanto, esta valoração positiva deverá ser "recarregada" de vez em quando (cerca de 25% das vezes) por forma a fortalecer essa conexão positiva que o seu cão atribui a essa expressão, ou seja, cada vez que ele executar a ordem que lhe solicitou de forma excelente (rápida e atenta), aconselho o uso de um reforço não condicionado, que neste exemplo seria a "comida".


3º Passo - Esconda as recompensas
Crie o elemento surpresa para o seu cão

Assim que possa, deve aprender a esconder as recompensas que tenciona dar ao seu cão.
Esconder a comida/guloseimas e os brinquedos, retirando-os do alcance do seu cão criará o elemento surpresa para o seu cão.
Dê uma ordem ao seu cão que tenha a certeza que ele vai obedecer e depois surpreenda-o com a recompensa que tenha escondida.

Exemplo prático:
Dê ao seu cão a ordem "senta" muito perto do sítio onde escondeu a recompensa (comida). O cão senta-se e você diz-lhe "muito bem". Neste momento liberte o cão dizendo-lhe um elogio.. "Lindo menino/a" ou dê-lhe umas carícias no dorso.. e recompense-o com a comida que estava escondida no local onde mandou o cão sentar.
Outras recompensas possíveis são as guloseimas, os brinquedos e deixar o cão sair de casa por exemplo.

Se der ao cão as coisas de que ele gosta "DEPOIS" de ele ter obedecido, o cão obedecerá de boa vontade, sabendo que depois aparecem as coisas de que gosta.


4º Passo - Ofereça irregularmente a comida/guloseimas
Nesta fase, apenas se premeia o melhor dos melhores!

Quando o cão obedecer a 90% das vezes a uma determinada ordem não precisa de lhe dar uma guloseima/comida logo após dizer "muito bem". Esteja atento ao nível médio de obediência do seu cão e diga apenas o "muito bem" seguido de uma guloseima/comida, apenas para as respostas melhores do que a média.
O seu cão rapidamente irá saber que só é recompensado quando obedece melhor. Nunca desça abaixo do nível de recompensa de 25%, esse valor mínimo de recompensa tem sempre de ser garantido ao cão para que ele não perca a motivação em trabalhar para si.


RESUMINDO:
Se mantiver a política de não lhe dar nada de graça e lhe apresentar sempre guloseimas/comida/brinquedos em pelo menos 25% das vezes, ficará espantado com a vontade que o seu cão irá demonstrar em ser obediente.
Se combinar isto com correcções adequadas para a desobediência e recuar um Passo Canino após cada desobediência, terá um cão de confiança e desejoso de obedecer para o resto da sua vida canina.
Nota final de Adestrador:
O dono deve sempre pensar no sucesso do seu cão em cumprir aquilo que lhe solicita e deve sempre concentrar-se em reforçar correctamente o seu cão tal como indiquei... as correcções para a desobediência deverão ser apenas muito de vez em quando e no momento correcto, se não souber qual é o momento oportuno e a forma adequada de corrigir consulte a Passos Caninos.
Lembre-se que estes Passos Caninos que lhe indiquei levam bastante tempo (meses) a compreender e a dominar... a sua paciência, compreensão, prática e amor são ferramentas essenciais para conseguir desempenhar esta missão e ser bem sucedido nos seus objectivos.


Saudações caninas,

André Moreiras
Passos Caninos

10 comentários:

  1. Olá o meu nome é Carlos e tenho desde há 4 dias uma cadelinha rafeira com um mes e meio...ela é feliz na minha casa mas quando saímos á rua tem muito medo e treme...eu preciso que ela me obedeça incondicionalmente porque tive um acidente de carro e nao posso correr atras dela se me fugir...entao quando ela faz xixi na cama ou coco onde nao deve eu dou um corretivo bastante duro sempre com uma palmada ou duas o que me custa bastante...mas custaria me mais se lhe acontecesse alguma coisa por nao me obedecer...é que eu já nao posso viver sem a minha cadelinha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei.. principalmente os exemplos.. ;)
      Pessoal, eu descobri um curso de adestramento para cachorros que é simplesmente ótimo.
      Nele aprendemos a ensina-los a fazer suas necessidades nos lugares certos, a não destruir as coisas, latir só quando for preciso e também técnicas para passeios, e muito mais.
      Gente, são técnicas de treinamentos muito fáceis de serem colocadas em prática, vale muito a pena.
      O curso é em formato de e-book digital, basta baixa-lo e tem um preço super acessível, eu recomendo!!
      Esse é o link do curso caso alguém se interesse ok
      http://bit.ly/cursoadestrarcaes

      Eliminar
  2. Há já agora excelente tutorial...tenho estado á procura e só tenho postado comentários irónicos em como certos artigos sao realmente uteis...este por acaso é mesmo...muito obrigado e sem ironia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu recomendo que veja este video, pra mim foi o melhor e me ajudou muito com meu cao.
      https://go.hotmart.com/U3856797J

      Eliminar
  3. Oi tenho um cao um youkshire . Faz 2 anos. É obdiente em casa. Mas quando sai é muiti desobidiente. Quando vê a porta ou o portao aberto desata a correr nao obedecendo a ninguem nem ao chamado. Cono o devw ensinar a obedecer na rua .?

    ResponderEliminar
  4. Como Adestrar Cachorro

    Aprenda os SEGREDOS Dos Melhores Adestradores e os Seus Cachorros

    Finalmente! Adestrar seu cachorro ficou super fácil, Você poderá ter um animal muito educado, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto.

    Incrível Método Que Pode Ser Aplicado Por Qualquer Pessoa 15 Minutos Por Dia. Se alguém tiver interesse em saber mais esse é o site:

    Site: http://comoadestrarcachorro.blog.br/

    E-mail: adestrarcachorro@gmail.com

    YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=OEg2D3-yDUo

    ResponderEliminar
  5. Boa noite tenho um bicho maltês com 5 meses muito desobediente. Não para quieto e quando ralhamos ele começa a ladrar e está constantemente a morder. Já não sei o que fazer...posso repreender o cão. .?pode levar palmadas..? Ajudem me...

    ResponderEliminar
  6. Turbinando o Desempenho Sexual

    Turbinando o Desempenho Sexual

    Resolva seu Problema de Ereção em 48 Horas – Método 100% Natural e Comprovado!

    O Curso Turbinando o Desempenho Sexual é um Método Cientificamente Comprovado que promove longas e potentes ereções em apenas 48 horas!

    Livre-se de Remédios e Drogas como Viagra, Cialis e outros, que prejudicam a sua saúde.

    Este Programa é 100% Natural, sem contra-indicações, não é remédio. Sua eficácia pode ser comprovada em apenas 48 horas, Garantia Total de Satisfação!

    http://cursoturbinandodesempenhosexual.com

    Turbinando o Desempenho Sexual - ELIMINE A Disfunção Erétil NATURALMENTE! - https://youtu.be/2rrpCWe_lyM

    ResponderEliminar
  7. A Loja StarOutlet é uma das Principais Importadoras De: Tênis, Relógios, Perfumes, Roupas e Acessórios da Região de São Paulo. Trabalhamos com Produtos Originais das Melhores Marcas. Asseguramos aos Nossos Clientes os Melhores Preços, Com Mercadorias de Alta Qualidade. Estamos Localizados Na Região do Tatuapé - São Paulo / SP e Entregamos Para Todo o Brasil. Outlet Tatuapé
    http://www.staroutlet.com.br/
    http://www.staroutlet.com.br/tenis-adidas
    http://www.staroutlet.com.br/tenis-new-balance

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...