quinta-feira, 10 de maio de 2012

Personal Dog Walker, os nossos amigos do Brasil

Hoje vamos viajar até Terras de Vera Cruz e vamos conhecer uma maravilhosa empresa do "sector Pet" que está a fazer grande sucesso em Sorocaba, no Brasil... a Personal Dog Walker.


A Personal Dog Walker assume-se como uma empresa jovem, e em que o meu amigo e responsável pela empresa Hélio Moura Filho e a sua equipa se dedicam diariamente aos nossos queridos amigos de 4 patas proporcionando-lhes serviços adequados ao seu bem-estar, como passeios em locais adequados, cuidados médicos necessários,  e adestramento básico canino.


Como e onde se realizam os passeios oferecidos pela Personal Dog Walker?
Para proporcionar conforto e segurança para os animais, a Personal Dog Walker leva os cães em locais de pouco movimento e parques bem arborizados, sempre próximos aos locais em que vivem!
Os passeios ocorrem de duas a cinco vezes por semana, dependendo do serviço contratado, duram entre 1h e 2h00 e são realizados nos horários cuja incidência do sol não é tão forte. O adestramento básico é um outro serviço oferecido junto com o passeio.
A preocupação com os animais é tão grande que para evitar acidentes os grupos de cães são separados por porte e levados em horários diferentes a locais que, para eles, parece mais um parque de diversão.

Como não poderíamos perder a oportunidade de falar com esta equipa fantástica, Hélio Moura Filho, técnico veterinário e responsável pela empresa, concedeu-me uma entrevista em que explica como surgiu a Personal Dog Walker e a sua paixão pelos cães.

Passos Caninos - Hélio Moura Filho, conte-nos um pouco acerca de si, e da sua cidade de Sorocaba no Brasil.

Hélio Moura Filho  Sou um apaixonado por animais, daqueles de carteirinha, e fiz disso o alicerce de minha carreira! É um caminho que a cada dia me emociona e ensina, é complicado traduzir isso em palavras, mas posso afirmar com toda convicção: Não me arrependo nem um pouco por estar hoje nesse caminho! Sorocaba, uma cidade com características de metrópole! Hoje com cerca de 586 mil habitantes está em franco crescimento, tanto na  indústria, comércio e serviços. Temos também grandes pontos turísticos. Diria que somos hoje aqui em Sorocaba um dos grandes destaques!
Hoje junto com um grupo de amigos e também empreendedores (cada um em sua área de trabalho) lutamos para deixar Sorocaba ainda mais bela e forte!


Passos Caninos - Como nasceu a sua paixão pelos cães e de que forma isso o conduziu a frequentar um curso de técnico veterinário?

Hélio Moura Filho -  Tive a oportunidade de crescer no meio desses animais fantásticos e desde cedo aprendi a amá-los! Mas a decisão mesmo de buscar aperfeiçoamento e trabalhar com eles de uma forma mais intensa começou a brotar em 2007 quando entrei definitivamente no mercado de trabalho (área PET). Trabalhava na época em parceria com um grande amigo no cuidado de filhotes e organização do local onde ficavam em uma rede de PET SHOP de Sorocaba. Com relação ao curso na área veterinária, o interesse surgiu na mesma época, porém o curso de MEDICINA VETERINÁRIA seria de um custo muito alto e por acaso descobri aqui mesmo em Sorocaba o curso técnico em veterinária. Resumindo a paixão, o amor pelo que faço me levaram a buscar essa especialização!


Passos Caninos  Em relação à Personal Dog Walker, como surgiu esse conceito? Quem participa nele e como funciona?

Hélder Moura Filho -  A ideia da Personal Dog Walker surgiu cerca de dois meses após iniciar o curso Técnico em Veterinária, quando por intermédio de uma de minhas professoras tive contato com meu primeiro cliente, onde fiquei responsável em ministrar todos os remédios prescritos pelo veterinário e também em fazer os passeios que até hoje são feitos 3 vezes por semana (são dois labradores pai e filho ambos com problemas de coração). Como a quantidade de clientes, de donos desejosos em ver a saúde de seus cães melhorar ou encaminhados por veterinários para cuidados especiais cresce a cada dia, montei negócio mais estruturado com uma amiga de classe. Hoje somos em dois e nós da Personal Dog Walker sempre vamos até onde o cliente mora, prestando nosso serviço sempre no conforto do lar do cão que atendemos. Nosso serviço se baseia sempre no que o Médico veterinário prescreve ou quando o próprio dono nos procura, usamos sempre nosso conhecimento para respeitar os limites do animal, proporcionando um passeio onde eles possam aproveitar sua energia da melhor forma possível. Também fazemos o adestramento (básico) dos animais para que o próprio dono possa em determinado momento assumir os passeios com seu pet.

Passos Caninos  Ser empresário do Sector “Pet” no Brasil, é um processo simples ou complicado?

Hélio Moura Filho -  É simples pois é um mercado que se expande dia a dia, proporcionado oportunidade a todos, independente do segmento que o profissional escolha. Mas também digo, é complicado pois os custos para manter um negocio hoje, independente de onde moramos é relativamente alto!


Passos Caninos  O que os vossos clientes mais apreciam da vossa empresa? Ter por base conhecimentos de veterinária é importante para ganhar a confiança nos clientes?

Hélio Moura Filho -  Diria que apreciam mais o fato de todos os atendimentos serem feitos em sua própria casa. O cliente não precisa sair do conforto de sua casa para procurar nosso serviço! Nós vamos até ele. Hoje graças a Deus devido às parcerias que temos com veterinários, pets shop e a divulgação que fazemos basta um contato por telefone. Esse é nosso diferencial. Agora o conhecimento que adquirimos no curso com certeza É MUITO IMPORTANTE  PARA GANHAR A CONFIANÇA DO CLIENTE, POIS ELE ESTARÁ COM ALGUEM QUE PODERÁ VERDADEIRAMENTE AUXILIÁ-LO.


Passos Caninos  Nos passeios, quantos cães é possível passear ao mesmo tempo? Qual o porte de cães mais simples de passear? E o mais complicado?

Hélio Moura Filho - Vejo colegas com quatro, cinco cachorros ao mesmo tempo, mas são cães de pequeno porte. É relativamente mais fácil de ter um controle. Eu por trabalhar com cães de médio e grande porte não saio com mais do que dois, tanto pela força que esses cães têm, como também pela responsabilidade. Mesmo que um passeio pareça fácil temos também uma vida em nossas mãos e somos responsáveis por ela durante o passeio! Eu por passear com cães de grande porte prefiro estes, até mesmo porque posso ter um controle maior da situação!


Passos Caninos  Para a realização dos passeios, ajuda os cães já serem adestrados ou isso não tem importância?

Hélio Moura Filho  Com certeza o fato do cão já ser adestrado ajuda e muito, ele já conhece os comandos e te obedece. Mas quando trabalhamos com um cão não adestrado minha parceira de trabalho que é especialista em adestramento desenvolve um passeio específico para também adestrá-lo!


Passos Caninos  Como se processa o adestramento dos cães? uma vez que a vossa empresa oferece essa possibilidade.

Hélio Moura Filho - Sempre buscamos ganhar a confiança do animal. Nos primeiros passeios sempre saímos junto com o dono para que o animal perceba que estamos ali, juntos e que queremos sua amizade. Esses primeiros passeios sempre ocorrem em lugares ermos ou de pouco movimento para que o cão não fique muito agitado e conforme progredimos aos poucos vamos a lugares diferentes. Nesse meio tempo inserimos os comandos de obediência. Cada adestramento é uma experiência única, nem sempre conseguimos um adestramento no mesmo ritmo que o outro devido ao temperamento de cada cão, mas em média este aprende com cinco repetições do que passámos!


Passos Caninos  Já assistiu a algum caso de problema de comportamento canino durante os passeios, e em caso afirmativo, o que foi feito para corrigir esse problema por forma ao cão retornar ao seu equilíbrio?

Hélio Moura Filho  Sim, um. O caso foi comigo, onde o cão ao ser levado a um lugar um pouco mais movimentado escapou da coleira e começou a correr atrás de pombos. Aí percebemos que seria necessário mais algum tempo de adestramento em lugares de movimento quase zero. De certa forma precisamos reavaliar como estávamos trabalhando neste caso.


Passos Caninos  Na sua opinião, as pessoas sabem passear corretamente os seus cães  na rua ou precisam da ajuda de serviços profissionais adequados?

Hélio Moura Filho - As pessoas sabem sim passear, mas há dois fatos importantes e que fazem os donos procurarem ajuda, um é o próprio adestramento, o outro é o tempo. Como os donos passam quase todo o dia fora, trabalhando, estudando, isso quando não fazem os dois, não têm tempo para o passeio!
No nosso caso, incluímos também o serviço de cuidados específicos, é ai que entramos com administração de remédios por exemplo (desde que seja encaminhado pelo médico veterinário).
Passos Caninos  Melhorar a qualidade de vida nos cães com serviços adequados, é melhorar a qualidade de vida nas pessoas?

Hélio Moura Filho  Com certeza, a saúde do animal está diretamente ligada à qualidade de vida das pessoas, pois muitas doenças que os animais adquirem são transmissíveis também às pessoas como a raiva, toxoplasmose, giardíase, leptospirose. Muitas delas nem sequer necessitam de contato com o animal para o contágio.


Passos Caninos  Na sua opinião, qual é o futuro desta nova geração de serviços para cães? Tanto no Brasil como a nível internacional.

Hélio Moura Filho -  Vejo uma integração total entre todos, não só no Brasil mas também no exterior! Podemos tirar como exemplo o contato que temos hoje, não só para a divulgação de nosso trabalho, mas também a troca de experiências!


Agradecimento:
Muito Obrigado Hélder por nos dares a oportunidade de conhecer melhor a Personal Dog Walker, desejo-vos o maior dos sucessos para a vossa empresa e para toda a equipa que a compõe.


Saudações caninas,

André Moreiras 
Passos Caninos

1 comentário:

  1. Gostaria de fazer o curso.. como faço? quanto custa? quanto tempo de curso? aonde vcs ficam?

    Aguardo
    Obrigada

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...