sábado, 14 de julho de 2012

O meu cão mexe-se e treme muito durante o sono.. os cães sonham?

Desde que a Blanca chegou a minha casa que notei que o sono dela é fora do normal...

Para além de se deitar de costas e com as patas no ar para dormir (o que per si já é fora do costume, uma vez que nunca vi os meus outros cães fazer isso) havia uma questão que começava a preocupar-me... ela mexe-se mesmo muito durante o sono e treme por todos os lados (de forma semelhante a um ataque epiléptico), dando por vezes uns ladridos com os olhos ainda fechados (mas soavam de uma forma mais abafada que os ladridos normais).
Super preocupado que pudesse ser algo grave, liguei à Dra. Raquel Furtado, a Veterinária da Blanca, que me disse que não seria nada de anormal,  era apenas ela a sonhar, e que em relação a ela tremer, desde que não tremesse quando estivesse desperta não havia qualquer problema, são apenas movimentos involuntários dela durante o sono.

Fui pesquisar mais informação acerca deste assunto...

Verifiquei que os cães dormem pelo menos 12 horas por dia e raramente sofrem de insónias. À noite parecem adormecer sem que tenhamos sequer tempo para ligar o despertador para a manhã do dia seguinte. 
Há alguns cães que ressonam (bastante alto eventualmente, por norma acontece nos cães de focinho raso) e é bastante comum os cães agitarem as patas e fazerem barulho quando estão a dormir. Alguns até mexem as patas como se corressem velozmente atrás de um coelho.
Observando mais atentamente, também se verifica que as pálpebras e os bigodes do cão também se agitam nesses momentos, e isso é sinal que entrou em sono profundo. Mas os cães não permanecem nesse estado de sono profundo durante muito tempo. Normalmente dormem sonos leves e continuam conscientes do que os rodeia.
Especialistas do sono confirmam que os cães sonham de facto! O grande mistério reside nos tópicos que escolhem quando entram na terra dos sonhos. Podemos apenas tentar adivinhar se sonham com actividades, como as viagens até ao parque, deleitar-se com a sua guloseima favorita ou apanharem finalmente aquele esquilo veloz e fugidio.
Alguns cientistas especulam que os cães podem sonhar, principalmente com cheiros. Teoricamente falando, se nós (humanos) temos sonhos visuais porque a visão é o nosso sentido dominante, faz todo o sentido os cães terem sonhos relacionados com cheiros, visto ser esse o seu sentido dominante.
Os cães confiam mais nos seus narizes que nos seus olhos, cheiram os objectos antes de olharem para eles, de os ouvirem, tocarem ou provarem.
Poderá ainda faltar muito, até que possamos encontrar uma forma de identificar os sonhos dos nossos cães, mas tendo em conta que grande parte do cérebro dos cães é dedicado ao sentido do olfacto, é uma boa aposta dizer que os seus sonhos estão repletos de agradáveis odores.


Saudações caninas,

André Moreiras
Passos Caninos


Fonte: Grande Manual dos Cães de Arden Moore

29 comentários:

  1. André, eu adotei um cãozinho recentemente e estava super preocupada ao observar os movimentos durante o sono. Sua publicação me ajudou muito! Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. A minha dorme na mesma posição que a sua, e se mexe muito, balança o rabo, rosna, mexe as patas, estava preocupada. Seu post me deixou bem aliviada. Obg!

    ResponderEliminar
  3. Valeu, ótimo seu comentário me tirou uma dúvida enorme pois meu cão age da mesma forma e estava preoupado em ser cinomose, valeu obrigado.

    ResponderEliminar
  4. A minha cadelinha é shih tzue tem apenas 45 dias e eu estava super preocupada pq ela tem essas tremedeiras seu post me ajudou muito,obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha também é Shih Tzu de 45 dias, isso é normal né? Ela está bem hoje em dia?

      Eliminar
  5. Acabei de adotar um filhotinho e ele também faz isso, confesso que fiquei beem preocupado..

    ResponderEliminar
  6. Amei as esplicações , pois minha cachorrinha faz tudo igual a sua , tirou todas minhas dúvidas...

    ResponderEliminar
  7. ufa... tb fikei esclarecida e mais trankila em relação a meu patudinho Kiko Miguel. Mto obrigada do fundo do coração

    ResponderEliminar
  8. Eu estava super preocupada com meu filhotinho pois ele treme muito mais agora tirei minhas dúvidas muito obrigada

    ResponderEliminar
  9. Seu post salvou a pátria. Estava extremamente preocupado com meu filhote, ele se mexe muito durante o sono, e isso estava me tirando o sono. Obrigado pelas informações.

    ResponderEliminar
  10. Valeu eu ganhei meu cachorro no domingo e de noite reparei que ele se mechia muito durante o sono então pesquisei e achei seu post muito obrigado eu tava preocupada!

    ResponderEliminar
  11. Tenho uma shitzo e ela late,meche as patas e meche as vezes o olho, tbm tinha ficado muito precuoado mas agora q li o post estou mais tranquilo essa linda me assustou. Obrigado o posto ajudou bastante

    ResponderEliminar
  12. oi ajudou bastante, pois nossa cachorrinha faz o mesmo quando dorme e estávamos preocupados mas agora vimos com este texto que é normal e não passa apenas de sonhos.

    ResponderEliminar
  13. Nossa, estou bem mais calmo rs, eu ganhei um APBT e ela tem feito isso... Mas obrigado por esclarecer todas as dúvidas. 👍

    ResponderEliminar
  14. Nossa, estou bem mais calmo rs, eu ganhei um APBT e ela tem feito isso... Mas obrigado por esclarecer todas as dúvidas. 👍

    ResponderEliminar
  15. Graças a Deus acabei de me livrar de uma preocupação

    ResponderEliminar
  16. KKKk meu dalmata faz isso direto mas é só qdo dorme muitos espamos principalmente como falou patas e no focinho só que tipo so quando ela tá muito cansada ou sono profundo mesmo é bem estranho isso...

    ResponderEliminar
  17. KKKk meu dalmata faz isso direto mas é só qdo dorme muitos espamos principalmente como falou patas e no focinho só que tipo so quando ela tá muito cansada ou sono profundo mesmo é bem estranho isso...

    ResponderEliminar
  18. Minha Sofia, de 3 meses também tem muitos tremores ao dormir...eu estava muito preocupada, mas me acalmei após ler seu post. Gratidão.

    ResponderEliminar
  19. NOSSA super DESPREOCUPADO agora... enfim aliviado super ajudou a publicação muito obrigado!!!!

    ResponderEliminar
  20. Continuo em dúvidas porque meu pittbul de três meses, tb treme um pouco as patas acordado, mas,estou mais tranquilo quanto ao sono.
    Obrigado pelo post

    ResponderEliminar
  21. Continuo em dúvidas porque meu pittbul de três meses, tb treme um pouco as patas acordado, mas,estou mais tranquilo quanto ao sono.
    Obrigado pelo post

    ResponderEliminar
  22. Muito obrigada, a minha peludinha se mexe bastante quando dorme e eu assustei pq nunca tive experiência com uma filhote depois que cresci (só quando fui criança), então fiquei com medo de ser alguma coisa... espero que ela esteja sonhando com os anjinhos...

    ResponderEliminar
  23. Parabéns pelo Post, me ajudou bastante, assim como muitos que estão te felicitando, abraços.
    A Internet precisa de mais Pessoas como Você.

    ResponderEliminar
  24. Muito obrigada pelo post, me deixou aliviada!

    ResponderEliminar
  25. meu ajudou muito, vou utilizar as dicas para escrever um artigo para meu blog cachorromelhor.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Tenho um cachorro de 2 meses, pitbull. As vezes ele dorme com o olho aberto, se meche muito, ate rosna as vezes. Por um momento achei que ele estivesse tendo um ataque epilético e acordei ele. Quase sempre ele faz isso. Fiquei preocupado!

    ResponderEliminar
  27. Eu tbm tenho uma filhote de shihtzu c 50 dias e durante o sono profundo ela se debate demais. Chega mudar de posição e as vezes acorda chorando. Estava me tirando o sono ver isso, me deixou muito preocupada. Então é normal?

    ResponderEliminar
  28. Muito bom seu post.Passo pelo mesmo tenho uma vira lata de 4 meses e estava pensando que era cinomose.Mas é só as vezes e dormindo.obrigada.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...