sábado, 18 de agosto de 2012

Dogo Argentino: um cão magnífico ou uma ameaça?

Após algumas notícias tristes e bastante graves que ultimamente surgiram acerca da raça Dogo Argentino em Portugal, resolvi dar o meu contributo pessoal no sentido de demover a opinião de algumas pessoas em que o problema da agressividade demonstrada nos episódios relatados pelos "media" está na raça.

História da Raça:
O Dogo Argentino é uma raça canina oriunda da Argentina. Ao que tudo indica, a origem desta raça é recente, 1928, e está documentada. Segundo estudos, ela é o resultados dos esforços de dois irmãos, António e Augustin Nores Martinez, que desejavam um cão extremamente eficiente nas caçadas a pumas a javalis. Para além desta característica os seus criadores desejavam um cão com uma bravura inabalável e uma vontade de defender os donos até à morte. Os irmãos usaram bracos destemidos, chamados viejo perro de Pelea Cordobés, dogues alemães, buldogues ingleses, bull terriers, mastins dos Pirenéus, pointers ingleses e galgos irlandeses, todos usados para acrescentar características particulares, como peso e tamanho, resistência, insensibilidade à dor, inteligência, vivacidade, melhor olfacto e adaptação a todos os tipos de climas, melhor mandíbula e potência. Por anos, os Martinez cruzaram estes cães até que em 1928, finalmente atingiram o padrão desejado. Popular na sua terra natal, ficou conhecido como excelente animal de caça, principalmente por ter herdado dos pointers a habilidade de farejar o ar e surpreender os pumas, que andavam em círculos e se escondiam nas árvores. Aliado às suas imensas qualidades como animal de caça demonstram ser animais sociáveis, gentis e muito protectores da sua família e espaço. Posteriormente, foi adoptado como cão policial, guarda e até mesmo guia. (Fonte: Wikipédia

Ainda que se reconheça que esta raça possui características únicas tanto fisiológicas como em particular para ter muito temperamento, tais características que levaram anos a conseguir alcançar o padrão desejado (cerca de 25 anos) conforme se verifica no contexto histórico foram sempre com o objectivo exclusivo da caça e não para maltratar seres humanos ou para lutas de cães. 
Mais acrescenta este breve texto, que aliado às suas imensas qualidades como animal de caça, o Dogo Argentino demonstra ser um animal sociável, gentil e muito protector da sua família e espaço.


A importância de ser um bom dono ("um dono de raça"):
Ser dono é um trabalho de 24 horas, 7 dias por semana e cada dono é (ou deverá ser) adestrador/treinador... é o nosso trabalho ensinar o nosso cão a ter um comportamento social adequado satisfazendo as suas necessidades naturais (neste caso em concreto.. a caça), e o treino de adestramento positivo é fulcral neste aspecto.
A falta de liderança nos donos, ausência de exercício físico no cão, e má socialização do cão são factores que incrementam os níveis de frustração do cão tornando-o numa autêntica bomba relógio, por isso, seja um dono de raça e eduque/condicione o seu cão brincando com ele (método positivo), tal como se pode verificar neste vídeo de um Dogo Argentino que tem o nome Criollo Del Cavdillo.
Um magnífico exemplo de obediência, demonstrando as vantagens que se obtêm através do treino de adestramento positivo.
Está nas suas mãos enquanto dono, querer e obter um resultado semelhante com o seu cão.
Para mais informações contacte a Passos Caninos.

Saudações caninas,

André Moreiras
Passos Caninos

7 comentários:

  1. Adorava ter um mas são um pouco caros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. EXISTE MUITOS PARA ADOPÇÃO E EM RISCO DE ABATE no facebook. Pode ver na página dos "be their voice" são imensos para adopção

      Eliminar
  2. Comprei uma por 600 tem dos mesês é um amor mas suas brincadeiras sao pesadas sao mordidas to tentando treinar ela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá estou a procura de um macho filhote,vc tem o contato de onde vc adquiriu o seu?
      Obrigado ,
      Nilson

      Eliminar
  3. Tenho uma fêmea de 5 anos e um macho de 06 meses. São maravilhosos, carinhosos e fortes, porém territorialistas, o dono tem que deixar claro sua superioridade e impor disciplina.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...